David Phelps - Blog Brasil: Deus em Ação

15 de dez. de 2011

Deus em Ação



Há muitos conceitos sobre o amor. O amor pode também ter um significado próprio para cada pessoa. Particularmente gosto muito do conceito de amor como ação. De acordo com o “Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa”, AÇÃO significa: ato ou efeito de agir, manifestação de uma força.Também procurei saber o significado da palavra VERBO: "Palavra com a qual se afirma a existência de uma ação".

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1

Deus é o fundamento do amor, todas as suas ações são de amor. É no seu agir que Deus pretende demonstrar o seu amor por nós e despertar o amor no ser humano. Atentar (ou estar atento) para as ações de Deus significa conhecer seu amor.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

Muitas vezes os atos de Deus parecem contrariar o próprio princípio do amor, principalmente quando percebemos as injustiças, a miséria, a maldade, a sensação de desolação deste mundo. Entretanto, não podemos nos esquecer que Ele está no controle!

"O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo." Salmo 103:19

Mediante a fé podemos crer que no agir de Deus há a manifestação do seu amor.

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28)

As ações de Deus revelam o seu caráter e a sua vontade para nossa vida. É o Seu desejo que O conheçamos! Para amar é preciso conhecer.

“E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o Senhor; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração.” Jeremias 24:7

Atentar para as ações de Deus nos leva a agir segundo os seus propósitos e nos faz crer que nosso bem estar é seu maior interesse, pois Ele nos ama, sabe o que é melhor para nós e quer nossa verdadeira felicidade. 

Moisés compreendia que as ações de Deus eram a expressão do seu amor, por isso escreveu: “Alimenta-nos de manhã com o Teu amor, até ficarmos satisfeitos e nos alegraremos a vida inteira.” Salmo 90:14

À medida que direcionamos nossa atenção para as ações de Deus mais nos aproximamos do entendimento de seu verdadeiro amor. E, ao nos aproximarmos, mais íntimo vai ficando o relacionamento, mais somos atraídos para Jesus, maior passa ser a atuação do Espírito Santo em nossas vidas, mais sensível para a percepção das manifestações do amor de Deus nos tornamos. A citação a seguir acredito ser a expressão do que realmente acontece na vida daqueles que buscam o verdadeiro sentido da vida.

“Quando Cristo habita no coração, a pessoa se sente tão repleta de Seu amor e da alegria da comunhão com Ele que se torna cada vez mais apegada a Ele. Ao contemplá-lo, o próprio eu é esquecido. O amor a Cristo é a motivação certa para a ação. Os que sentem o amor de Deus não perguntam qual é o mínimo que podem fazer para cumprir os requerimentos de Deus; não perguntam qual é a norma mais baixa, mas o seu desejo é andar em total harmonia com a vontade do Redentor. Com sinceridade, renunciam a tudo e manifestam um interesse proporcional ao valor do objeto que buscam.” (E. G. White. Esperança para viver. p.40)

O relacionamento com Deus nos faz amá-lo; e nos faz perceber o quanto ele nos ama. Esse amor assume um caráter dinâmico, pois nos faz querer compartilhar essa experiência de amor com nosso próximo. Então, as nossas ações passam a ser ações do amor de Deus em nós para com o nosso próximo. Tornamo-nos condutores desse amor. É o amor de Deus em ação por nós e para nós que nos faz desejar amá-Lo acima de todas as coisas e ao nosso próximo como nós mesmos nos sentimos amados por Ele.


Um grande abraço e Feliz Natal!


Nivia Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Não utilize seu comentário para divulgar spams (publicidade).
- Evite comentar como Anônimo(a). Sua identificação é importante;
- Não use palavrões;
- Respeite a opinião comentada;
- De preferência, escreva dentro do assunto tratado no post.